Conectar conosco

Saúde

Número de mortes por poluição do ar aumenta 14% – Dra Jessica Polese

Ronaldo Marcos

Publicado

em

Notícias

Substâncias usadas por motoristas para ficarem acordados podem causar apagão súbito

Jéssica Polese

Publicado

em

Continue lendo

Saúde

Doenças respiratórias aumentam durante o inverno

Jéssica Polese

Publicado

em

Continue lendo

Notícias

Paralisia do sono impede os movimentos musculares mesmo quando se está acordado

Jéssica Polese

Publicado

em

Algumas pessoas sentem tanto medo durante o transtorno, que tem alucinações visuais e auditivas.

Você já ouviu falar em paralisia do sono? O problema é benigno, comum em pessoas adultas, mas também pode acometer crianças. A paralisia é um transtorno do sono que ocorre logo após acordar ou no momento em que se está tentando adormecer. Ela impede o corpo de se mexer, mesmo quando a mente está acordada, gerando um sentimento de angústia profunda.

A médica e especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, explica que durante o transtorno a pessoa está com os olhos abertos, consciente, mas impossibilitada de se movimentar, como se perdesse o controle sobre o próprio corpo.

“Os músculos ficam estáticos, as pessoas geralmente entram em pânico, muitas acham que vão morrer e ninguém poderá ajudar. Mas, é preciso que a pessoa tenha calma, tente movimentar os olhos, fazendo movimentos de um lado para o olho com a visão, isso faz com que ela ganhe mais tempo e os músculos retomem as atividades”, disse Jéssica.

Foto: Criar Comunicação
Jéssica Polese é especialista em Medicina do Sono. 

A paralisia acontece porque durante o sono o cérebro na tentativa de conservar energia, relaxa todos os músculos do corpo e os mantém imóveis. Porém, quando acontece um problema de comunicação entre os sistemas do corpo durante o sono, o cérebro pode demorar para devolver o movimento ao organismo, originando um episódio de paralisia do sono.

Após uma crise é comum as pessoas apresentarem sudorese, ataque cardíaca e estresse. A paralisia pode estar relacionada a algumas doenças neurológicas e a narcolepsia. “Pessoas que tem a paralisia do sono, apresentam crises poucas vezes na vida e isso é comum, não é preciso pânico. A crise dura poucos minutos, não apresenta riscos a saúde quando acontecem de forma isolada. Só é prejudicial quando ela é sintoma de alguma outra doença, que precisa ser tratada”, explicou a médica.

Jéssica Polese comenta que a crise não tem época ou dia para ocorrer, elas podem acontecer em um dia que foi tranquilo para uma pessoa, ou após um dia estressante. Porém alerta que o uso de drogas ou medicações, como sedativos e antidepressivos, também podem desencadear a paralisia do sono.

Sintomas

– Impossibilidade de mover o corpo estando supostamente acordado;
– Sensação de angústia e medo;
– Alucinações visuais e auditivas;
– Sensação de falta de ar e de afogamento.

 

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória

 

Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/02/2019/paralisia-do-sono-impede-os-movimentos-musculares-mesmo-quando-se-esta-acordado

Continue lendo

PUBLICIDADE


Destaques