Conectar conosco

Opinião

A “Intervenção Twittacional” e a Cana já para Lula!

Dani Schwery

Publicado

em

“Nunca antes na História deste País” um ex-Presidente da República foi condenado e preso por crimes de corrupção. A prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, decretada pelo juiz Sérgio Moro, inaugura uma nova era na política e na vida pública brasileira. Lula está em contagem regressiva para a cadeia: uma “sala reservada, espécie de Estado-Maior”, com 15 metros quadrados, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Lula é réu em seis processos e já foi denunciado em dois…

Alegando terem sido “surpreendidos pelo mandado de prisão, os caríssimos dvogados dele entraram com pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça. A ordem dos defensores é que Lula não se entregue até uma decisão do STJ. Ou seja, Lula foi aconselhado a desafiar e descumprir a ordem do juiz Sérgio Moro. Lula tem até 17 horas para se apresentar à PF, em Curitiba. A não ser que o STF não permita, Lula começa a cumprir a pena de 12 anos de um mês de prisão no processo do Triplex do Guarujá.

Será que o Brasil vai mergulhar no caos político antes da eleição? A petelândia promete resistir e radicalizar. Cumprirão tal ameaça ou apenas fazem bravata? Prender ex-Presidente da República só não é normal no Brasil. Ontem, a ex-Presidente da Coréia do Sul, Park Geun-Hye foi condenada a 24 anos de prisão por corrupção. Ela já tinha sido cassada em janeiro de 2017. O Judiciário confirmou que ela e a amiga Choi Son-sil, conhecida como “Rasputina”, criara uma rede de favores para extorquirem grandes empresas.

Lula tem grande chance de condenação em outros processos. Só Marcelo Odebrecht entregou ao MPF mil emails ligando Lula ao famoso sítio de Atibaia que agora está abandonado… A maioria dos políticos envolvidos em corrupção agora morre de medo de ter o mesmo destino de Lula. A sorte deles é a suprema lentidão togada. O STF ainda não julgou, nem condenou nenhum dos processados com o absurdo foro privilegiado.

Apesar de grande ator, o sorriso amarelo do vermelho Lula não conseguiu disfarçar o abatimento. Lula encenou um aceno aos seus fanáticos seguidores, olhando pela janela do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. O local se transformou no cenário do velório simbólico do companheiro. A petelândia preferiu fingir que tentará resistir até o fim – que já chegou para Lula, mas que pode ser um magnífico recomeço para um Brasil que nós, o povo patriota, começamos a passar a limpo…

Lula deve estar sentindo mais abatimento e raiva não por acabar preso, mas sim por ficar impedido de disputar a corrida maluca ao Palácio do Planalto, na sucessão do futuro réu Michel Temer. Lula ficará temporariamente impedido de tomar sua cana (oh cm que saudade ele ficará da sua Samanaú – que, aliás, também é a minha preferida)… Além do bom gosto etílico, Lula ainda tem a remota esperança de que puxe cana, por pouco tempo, na gelada República de Curitiba. Cana já, Lula! E vamos bebemorar…

Lula foi realmente surpreendido pela velocidade dos acontecimentos. Os caríssimos advogados dele embromaram o máximo que tentaram. O juiz Sérgio Moro foi rapidíssimo no seu trabalho. Os desembargadores federais João Gebran Neto, Leandro Paulsen e Nivaldo Brunoni também foram. Pelo menos cinco ministros do Supremo Tribunal Federal tentaram gerar lentidão, porém a negação do habeas corpus por 6 votos voltou a acelerar a punição ao condenado $talinácio. O fundamental é que a luz da Justiça brilhou velozmente nas trevas da impunidade.

Inelegível est… O candidato a presidiário tem um consolo. Brevemente, a ex-Presidenta Dilma Rousseff deve se juntar a ele, pela corrupção na Petrobrás. Mesmo destino provável do Presidente Michel Temer – que responderá a dois ou três processos, assim que terminar o atual mandato (a não ser que consiga o milagre improvável da reeleição)… Quem sabe Lula também não acabe comemorando a condenação e eventual prisão dos seus primos tucanos (e derrotados presidenciáveis) Aécio Neves e José Serra?

Ainda esta noite, Lula poderia arrumar um jatinho e fugir, pedindo asilo em algum país bolivariano aliado. Como está muito vigiado, a fuga não daria certo. Também poderia rezar muito para que, até cinco da tarde desta sexta, seus advogados consigam alguma liminar o STF para evitar a prisão – o que só acontece por milagre, pois desmoralizaria a Suprema Corte que lhe negou habeas corpus. Lula também pode fingir que aceita a prisão, tirando onda de mártir e perseguido por Moro e a Força Tarefa da Lava Jato.

Pouco importa o destino de Lula. A 13a Vara Federal em Curitiba e a oitava turma do TRF-4 em Porto Alegre – que trabalharam corretamente. Com Lula lá na cadeia, renasce a esperança de Justiça e do fim da impunidade no Brasil do Judiciário lento, dos infindáveis recursos judiciais e do rigor seletivo. A Lei começa a valer para todos.

Cresce a crença nas mudanças estruturais. Amadurecem as pré-condições para a Intervenção Institucional, liderada por um povo mais ativo e esclarecido pela liberdade de informação e manifestação, em tempo real, via redes sociais da Internet. Viva a revolução dos Smartphones! E salve a “Intervenção twittacional” liderada pelo Comandante do Exército Eduardo Villas-Bôas. Foi cumprimentado por Generais e pelo juiz Marcelo Bretas no Twitter. O TRF-4 deu um “curtiu”… Demonstrações explícitas de apoio aos militares. Apenas personagens comprometidos com o Governo do Crime reagiram mal ao recado do Villas-Bôas…

Ironia da vida… A atitude cidadã e democrática de um General de Exército portador de uma doença degenerativa incurável salvou a Pátria… E deu longa vida ao começo de uma ação para implantar um regime democrático de verdade no Brasil, com segurança jurídica, institucional e individual.

Cana para Lula! Bebemoremos… Haja Samanaú de Caicó…

 

Continue lendo
Publicidade
clique para comentar

Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

Cuba está Fora! É hora de dar infraestrutura e condições para o médico brasileiro poder trabalhar

Dani Schwery

Publicado

em

Cubanos já começam deixar o Brasil desde ontem (20) e há um edital publicado no Diário Oficial de União para ocupar 8517 vagas deixadas pelos caribenhos. As inscrições iniciam hoje (21) e seguem até domingo (25).

Dra Jessica Polese

Médica e ativista política

Continue lendo

Opinião

Cuba está fora! Vamos consertar a saúde do Brasil agora? Menos Papo, Mais SUS.

Gustavo Peixoto

Publicado

em

Cubanos começaram a deixar o Mais Médicos já nesta terça-feira (20), começam a desembarcar para Cuba e já há um edital publicado no Diário Oficial de União para ocupar 8517 vagas deixadas pelos caribenhos. As inscrições iniciam hoje (21) e seguem até domingo (25).

Isso quer dizer que o Brasil não gastará mais com a ditadura Cubana e pode reverter este dinheiro para melhorias no Brasil.

Além de empregos gerados para brasileiros serem priorizados, há de se enfatizar que a verba que era destinada à Cuba não será mais investida lá, mas sim no nosso país. É o momento de expandir o SUS. Seja você liberal ou conservador, o SUS é uma realidade e até o momento o privado não supriu as necessidades da grande população que é dependente de hospital público. Sendo assim, até o privado seja acessível a todos, um passo importante de transição à direita é melhorar a infraestrutura pública, são ações auxiliares.

Continue lendo

Opinião

A limpeza não terminou. É só o começo.

Jéssica Polese

Publicado

em

renovação política é a maior que houve em décadas, mas nem por isso não devemos nos manter vigilantes, muito ainda deve ser feito, muito deve ser limpado. O despertar das ruas se deu em 2013, mas o despertar político esta só começando.

Agora temos que pensar como iremos mudar os pilares do Brasil, para tanto, é necessário discutirmos:

1) – pesada carga tributária (levantamos  bandeira “Pelo Fim dos Impostos Indiretos”);

2) – fundo do partidário (dinheiro público é para saúde, educação, segurança e infra-estrutura);

3) – IPTU, não se pode falar em reforma previdenciária sem acabar com IPTU e tributos que só oneram a todos, mas não cortam na carne os gastos públicos;

4) – cobrar eficácia do CADE para que o privado se mostre eficaz para propiciar concorrência e combate do meta capital;

5) – combate da corrupção deve continuar: STF, BNDES, concessões, lava jato, etc.

E muito mais, muito mais…

 

Continue lendo
Publicidade

Destaques